Doce de Abóbora e Pinhão

 Tenho o hábito de oferecer no Natal prendinhas de comer com o coração e com a boca. Este ano resolvi fazer sal aromatizado para carne, trufas de chocolate e amêndoa, marmelada com Vinho do Porto e este doce de abóbora com pinhão. Dá-me muito prazer fazer estas prendas e penso que os meus amigos adoram receber este pedaço de amor que lhes ofereço.

Ingredientes 

800 gr de abóbora 

700 gr de açúcar branco

1 pau de canela

+/- 50 gr de pinhão

Preparação


Este pinhão é do nosso quintal na aldeia, apanhámos as pinhas e retirámos o pinhão, dá trabalho mas tem outro sabor o que é nosso.

Eu costumo ir guardando ao longo do ano frascos com tampa de metal que me parecem adequados para as utilizações que lhes dou, seja conservas ou compotas. Mas antes de os utilizar convém esterilizar muito bem , este processo consiste em mergulhar os frascos limpos e tampas numa panela com água ao lume e deixar ferver 5 minutos. Estão prontos a utilizar.

Esta compota fiz na Bimby porque simplifica bastante o processo e reduz o tempo.

Limpar de pevides e casca aproximadamente 800 gr de abóbora e cortar em pedaços , colocar no copo, adicionar o açúcar e triturar 40 seg/ vel 9. 

Adicionar o pau de canela e programar 35 min / Varoma / vel 2 sem copo medida mas com o cesto sobre a tampa.

Findo o tempo, verificar o ponto se gostar mais espesso deixar mais 5 minutos, caso esteja ao nosso gosto adicionar os pinhões ou outro fruto seco e envolver.

Verter imediatamente para os frascos, tapar muito bem e voltar a colocar na água da esterilização, e deixar ferver mais 5 minutos. Está feito o vácuo e assim duram mais de 1 ano na despensa se for preciso.





Modo tradicional

  1. Descascar a abóbora e cortar em pedaços. 
  2. Num tacho, colocar a abóbora e o açúcar. Deixe repousar, preferencialmente de um dia para o outro.
  3. No dia seguinte, juntar o pau de canela, levar a lume brando e deixe cozer até ganhar o ponto que se gosta . Retirar depois o pau de canela  e triturar com a varinha mágica.
  4. Adicionar os pinhões ou nozes nozes e mexer bem. 
  5. Distribuir a compota por frascos, previamente esterilizados , fechar bem e voltar a colocar na panela da esterilização , submersos, deixar ferver 5 minutos e está feito o vácuo.

Bom Apetite!

1 comentário: