Pudim Abade de Priscos

 origem deste pudim, remonta ao séc. XIX, com o Abade Manuel Joaquim Rebelo que serviu na freguesia de Priscos perto de Braga e chegou até nós através das confrarias e de receituários antigos. Por cá, há já algum tempo que tinha vontade de fazer esta delicia e andei a «estudar» receitas e à espera do momento oportuno para a fazer. Espero que gostem.

Ingredientes

15 gemas de ovo

1 pau de canela

500 g de açúcar

500 gr/ ml de água

Casca de 1 limão

50 gr/ ml de Vinho do Porto 

40 gr de toucinho de presunt

Ingredientes para o caramelo:

150 gr/ ml de água

150 gr de açúcar

Utensílios

1 forma de pudim com tampa

Papel vegetal

1 tacho para banho-maria

1 passador

Preparação

Caramelo para forrar a forma.

Colocar num tacho o açúcar e a água do caramelo e deixar ganhar ponto leve sem ter cor. Com este caramelo forrar toda a forma onde se vai cozer o pudim.

Quando a forma estiver forrada, vamos fazer o pudim:

  1. Cortar o toucinho do presunto em lascas muito finas.
  2. Colocar num tacho a água, o açúcar, o toucinho, a casca de limão e o pau de canela e  deixar ferver até atingir o ponto de fio ( 103 º)
  3. Passe depois a mistura por um coador e deixe arrefecer.
  4. Num recipiente, colocar as gemas e com umas varas ou salazar misturar muito bem  e adicionar  o vinho do Porto.
  5. Esta mistura deve-se passar num passador para retirar as peliculas das gemas.
  6. Quando a calda estiver feita, deve-se passar num passador para retirar a casca, o pau de canela e o toucinho e de seguida , deve-se adicionar às gemas mexendo sempre mexendo.
  7. Colocar o pudim na forma coberta com o caramelo líquido, tapar com folha de vegetal e com a tampa da forma para ficar bem tapado e levar no tacho ao lume em banho maria durante cerca de 40 minutos.

Quando estiver morno, deve-se desenformar e esperar que arrefeça completamente antes de servir. Pode-se guarnecer com frutos do bosque .






Esta receita é excelente para a mesa de Natal, mas nessa altura há tantos doces típicos que eu começo a antecipar as gulodices cá em casa.

Bom Apetite


1 comentário: