Bacalhau à moda do Minho

As minhas raízes estão plantadas na Beira Baixa, região de bons enchidos,presunto e azeite (hei-de um dia fazer uma pasta com receitas tradicionais da minha terra).Mas a receita que trago hoje,devo-a ao meu marido, oriundo do Minho região do vinho verde, de bom peixe e de onde muitos homens partiram para a captura do fiel amigo, que vôs trago hoje! Espero que apreciem!


amigos da cozinha

Ingredientes

Polme:
2 ovos
½ dl de leite
Farinha q/b para engrossar o polme
Sal e Pimenta a gosto

4 lombos ou postas de bacalhau demolhado
Óleo para fritar

Molho:
1,5 dl de Azeite
3 cebolas grandes cortadas às rodelas bem fininhas, eu corto com robot de cortar legumes
3 dentes de alho picados
+/- 100 gr de mix de pimentos frescos
Coentros (opção)
Vinagre de vinho e balsâmico, 3 colheres de sopa de cada
1 colher  se sopa de molho Inglês
6 colheres de vinho branco

Preparação

Comece por colocar o bacalhau a cozer em água sem sal.
Enquanto o bacalhau coze, faça o polme ,deixe-o bem cremoso!
Quando o bacalhau estiver cozido, seque-o com papel de cozinha, envolva-o no polme e leve a fritar em óleo bem quente! Reserve numa travessa de ir à mesa.
Numa frigideira ou caçarola coloque o azeite, a cebola, os alhos e pimentos, deixe refogar bem sem queimar!
Quando estiver, acrescente os vinagres ,o molho e vinho! Apure um pouco e cubra o bacalhau com este preparado.
Sirva acompanhado com batata frita às rodelas (as minhas foram fritas na multifry sem adição de oleo) e arroz branco.

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário