Perna de porco assada

Gosto bastante dos pratos feitos no forno , pela simplicidade, pela liberdade de tempo e pelo sabor suculento da carne ou peixe feito no forno!


Costumo comprar a carne de porco na aldeia, pois oferece-me muito mais confiança e conheço a proveniência , este pedaço pertence à perna de porco e lá na terra chamam       « Bola », delicioso!


Ingredientes

Carne de porco 
1 cebola
2 dentes de alho picado
2 colheres de sopa de massa de pimentão ( AQUI )
2 colheres de sopa de azeite aromatizado ( AQUI )
Fatias de toucinho de porco preto
Salsa picada
Pimenta 
Sal

Preparação

Na véspera: Limpar a carne  e colocar num recipiente, temperar com azeite aromatizado, sal, pimenta, e massa de pimentão e alhos picados, tapar com película e levar ao frigorífico durante 1 dia.

Na hora de cozinhar, dispor cebola laminada num tabuleiro de forno e colocar a carne temperada por cima, polvilhar com salsa picada e distribuir por cima da carne , algumas tiras de toucinho branco de porco preto. Regar com azeite.







Levar ao forno já quente a 200º durante 30 minutos. Passado este tempo, tapar a carne com papel de alumínio e deixar cozinhar +/_ 15 minutos. NÃO andar sempre a ver se está cozinhada, porque cada vez que se espeta um garfo saem sucos  dela que se vão perder

Quando achar que está assada, deve-se destapar e subir o forno até 220º, para tostar um pouco durante 10 a 15 minutos.

Servir fatiada bem fina
Esta carne assada foi servida com um excelente vinho tinto Reserva Quinta dos Avidagos 


Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário