sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Boleima de Portalegre

Durante 3 anos da minha juventude estudei em Portalegre, posso dizer que foram dos anos em que mais apurei o paladar e o gosto pelos temperos e aromas!
Havia na rua do Comércio...(caminho que eu levava para ir para o liceu)uma mercearia tradicional que todas as manhãs recebia Boleima ainda quente!Havia muita fila e pouca Boleima......
Esta que trago hoje é muito parecida, porque aquela era maravilhosa!



 Ingredientes
350 gr de farinha
50 gr de azeite
1/2 cálice de aguardente
1 cálice de água morna
4 ou 5 maçãs descascadas e cortadas em lâminas
Açúcar amarelo e canela
Preparação

Robot
Leve o azeite a aquecer no micro-ondas ou fogão.
Coloque a farinha, a aguardente no copo e adicione o azeite a ferver. Mexa em vel / espiga , se for preciso adicione um pouco de água morna, a massa tem que ficar homogénea e boa para estender com rolo.

Método tradicional
Aqueça bem o azeite.
Coloque num recipiente a farinha e a aguardente , adicione o azeite bem quente e amasse bem, a massa tem que ficar homogénea e boa para estender com rolo, se for preciso acrescente um pouco de água morna.



Montagem
Forre um tabuleiro com manteiga ou papel vegetal.
divida a massa em dois, uma das metades coloque no fundo do tanuleiro estendendo muito,bem com um rolo ou com as mãos, de modo a ficar fino ; polvilhe generosamente com açúcar e canela,disponha as lâminas de  maçã e estenda o resto da massa colocando-a por cima da maçã.
Polvilhe novamente com açúcar e canela e divida a boleima em quadrados.Leve ao forno a cozer aproximadamente 30 minutos


 Bom Apetite!