Pão biológico com fermento natural e levedura lenta

Há uns tempos apaixonei-me pelo pão de fermento natural com o sabor a a textura do pão de antigamente!
O processo de o conseguir é demorado mas apaixonante pois queremos sempre fazer melhor que na vez anterior!
Este pão que trago hoje é 100% biológico o sabor é delicioso e a textura...essa é mesmo fantástica!



Ingredientes

150 gr de fermento natural
300 gr de água 
280 gr de farinha biológica T 80
120 gr de farinha biológica T 65
10 gr de flor de sal 

Preparação

Para fazer o fermento natural, que depois de feito se pode conservar no frigorifico e alimentar sempre que se precisa utilizar, deixo um link  para se visualizar. 
https://www.youtube.com/watch?v=8U5S6_bslnA


  1. Colocar num recipiente que permita tapar 150 gr de fermento natiural e adicionar a água, mexer bem com as mãos ou colher de pau.Quando estiver bem misturado, adicionar as farinha e mexer bem com as mãos ou colher.Tapar e deixar repoisar durante 1 hora.
  2. Destapar e adicionar o sal misturado com 1 colher de café de água e envolver bem na massa.Reparar que a massa começa a ficar com elasticidade se se puxar.. Voltar a tapar e deixar repousar durante 1 hora.
  3. Passado o tempo, pegar num extremo da massa e com as 2 mãos, esticar e dobrar em direcção ao meio da massa, repetir este passo em relação aos 4 lados da massa.
  4. A etapa do ponto 3 repete-se durante 3 vezes.Na ultima deixa-se repousar a massa durante 4 horas , e percebe-se que ela ganhou umas bolhas de ar.
  5. Passadas as etapas anteriores, transfere-se a massa para um cesto de fermentação, tapa-se com película e vai ao frigorífico no minimo 3 horas.
  6. Préaquecer o forno no máximo com uma panela ou tacho de ferro com tampa. Quando estiver bem quente, retirar o pão do frio e colocar no tacho, tapar e levar ao forno 45 minutos, depois retirar a tampa e deixar ficar mais 15 minutos a 200º para ficar com crosta dourada.




Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário