Ovos rotos com bife de frango

Quando o tempo para cozinhar é quase nulo e nos apetece uma refeição de consolo rápida mas deliciosa...os OVOS ROTOS são a solução, preparam-se num «abrir e fechar de olhos» e cá em casa todos gostam muito 😄.


Ingredientes ( 4 pessoas)

4 ovos

2 cebolas grandes

4 batatas médias

Salsa

Pimenta

Azeite

Salsa fresca

Nota: A receita tradicional dos ovos rotos, espanhola, tem apenas batata frita em palitos, umas fatias muito finas de presunto e ovo estrelado por cima com a gema ainda bem líquida para babar para cima dos outros ingredientes, ao rompê-la. Daí serem rotos.

Cá em casa eu também faço  a acompanhar bifes grelhados de frango, acho uma combinação muito saborosa.


Preparação

Os bifes de frango eram um peito que fatiei em bifes e marinei com alho, sal, pimenta , azeite e limão, deixei ganhar sabor e depois grelhei. Quando sobram guardo em caixas herméticas e vou aproveitando quando é preciso.

Para os Ovos Rotos:

Descascar a batata e cortar em palitos, eu usei a minha MandoChef da Tupperware que faz um palitos todos do mesmo tamanho e é assim que eu gosto. Reservar em água fria até fritar.

Descascar as cebolas e laminar em meias-luas também na mandolina. Reservar

Colocar as batatas a fritar ( no azeite ou óleo numa frigideira ou na multifry sem gordura) . Quando estiverem com a textura que gostamos retirar e reservar.

Numa frigideira colocar azeite e a cebola laminada e levar ao fogão a refogar até ficar cozinhada sem queimar. Retirar e reservar.

No azeite do refogado da cebola , estrelam-se os ovos ,deixar com a amarela liquida.

Finalização:

Por cada pessoa:

Colocar num prato individual ( eu gosto de fundo) as batatas fritas, por cima destas a cebola e por ultimo o ovo estrelado, tempera-se com pimenta e flor de sal se for preciso, depois com a ajuda de um colher e um garfo, desmancha-se o ovo e com cuidado envolve-se tudo muito bem. Polvilha-se com salsa fresca.

Repete-se por todos os partos de cada pessoa.


Bom Apetite!









1 comentário: