Arroz de forno com presunto

 Quando eu era pequena em casa dos meus pais e avós  era muito comum fazerem-se pratos cozinhados no forno aos Domingos porque permitia ter uma folga de tempo e verdade vos digo as refeições são sempre muito saborosas, talvez por cozinharem mais lentamente. Enquanto íamos  à missa , o forno trabalhava por nós. Hoje trago essa memória e receita.


Ingredientes ( 4 pessoas)

1 Chávena de arroz Carolino Bom Sucesso

3 chávenas de Caldo de legumes 

50 gr de presunto ou chouriço

1 cebola

Azeite

Sal


Preparação

Modo Tradicional

Eu costumo ter sempre caldo de legumes feito e congelado em covetes de gelo, mas deixo a minha receita :

Caldo de legumes aromatizado
Colocar num tacho 1,5 litros de água e sal com: aipo, alho-francês, cebola, tomilho, 1 colher de chá de folhas de hortelã-Pimenta Ervital. Deixar ferver tapado durante 30 minutos em lume mádio.

Arroz

Pré-aquecer o forno a 200º.

Preparar um tacho ou recipiente que possa ir ao forno, eu não dispenso os meus tradicionais tachos de barro Feira da Louça

Cortar em cubos pequeninos o presunto. Reservar.




Modo tradicional

Picar a cebola muito fina e colocar num tacho com azeite e deixar refogar um pouco sem queimar.

Adicionar o preunto de deixar fritar um pouco para libertar aromas.

Adicionar o arroz e deixar fritar um pouco.

Adicionar o caldo de legumes ( Se não tiver pode ser feito com água) , temperar com sal a gosto e deixar levantar fervura.

Quando levantar fervura, coloca-se no forno até ficar cozinhado e seco.

A minha avó gostava de ver o arroz amarelinho por cima, então quando começava a secar, retirava do forno e batia um ovo que espalhava por cima do arroz e voltava para o forno até ficar dourado.





Bimby/ Thermomix

Pré-aquecer o forno a 200º.

Preparar um tacho ou recipiente que possa ir ao forno, eu não dispenso os meus tradicionais tachos de barro Feira da Louça

Cortar em cubos pequeninos o presunto. Reservar.

Colocar no copo o azeite e cebola e picar 8 seg/ vel5. Baixar o que ficou nas paredes e refogar 8 min/ 120º/ vel2. Adicionar os cubos de presunto e deixar cozinhar 5 min/ 100º/ vel 2

Adicionar o caldo, o sal e o arroz e programar 5 min/ 120ª / vel 2 inversa.

Verter para o tacho e colocar no forno até ficar cozido e seco.

Bom Apetite!




1 comentário: