Cozer feijão

 Nesta altura do ano começam as feiras de Outono onde costumo comprar os frutos secos ,os cereais e o feijão para todo o ano, para arranjar espaço dos frascos e recipientes costumo cozer e depois guardo em caixas no congelador já preparado a consumir .


Ingredientes

Feijão Catarino

2 dentes de alho

2 ou 3 folhas de louro

Sal

Preparação


Adoro o feijão Catarino, é o que mais se consome cá em casa. É macio e quando triturado é muito cremoso. Costumo usar em guisados e sopas.

Tenho 2 modos de cozer este feijão, um mais rápido que outro:

Na panela de pressão:

Colocar o feijão num recipiente e cobrir com água a ferver. Quando a água estiver fria, ele está pronto para ir para a panela de pressão onde coloco os alhos, 1 colher de sopa rasa de sal e o louro e coloca o dobro do volume do feijão em água. Levo a lume e quando a panela começa a apitar, baixo o lume e conto 40 minutos . Eh Voilá. o feijão está cozido.

No tacho 

Colocar o feijão num recipiente e colocar água fria . Deixar ficar a demolhar no frigorifico durante pelo menos 8 horas, uma noite. Recomendo no frigorífico porque se repararem a água do feijão quando fica fora do frio ganha umas espumas , isso é uma pré-fermentação do feijão.

Quando se for cozer o feijão, coloca-se numa panela com água e sal, os alhos e o louro e vai a cozer em lume forte até começar a ferver, nessa altura pode-se baixar o lume mas tapar a panela. Demora uns 40 minutos, mas convém ver a textura dos feijões.

Conservar

Estes feijões cá em casa são usados em arroz, sopas e guisados, assim quando os cozo e preparo para congelar já os deixo prontos a consumir:

Os que são para arroz, arranjo umas caixinhas mais pequenas e coloco feijão com um pouco de água de cozer, deixo arrefecer , tapo e congelo.

Para conservar as caixas melhores são as da Tupperware. 

Os que são para guisar, coloco muma caixa sem caldo de cozedura ou só um pouco para não ficarem secos, tapo e quando estiver frio congelo.



O feijão da sopa, esse trituro com toda a água da cozedura e passo num passador, (não gosto de sentir as cascas que não ficam bem trituradas na sopa) , guardo , espero que arrefeça e congelo. 

Na hora de cozinhar nem precisa de descongelar, pode-se usar directamente.



Bons cozinhados!

3 comentários:

  1. Não sai mais barato e rápido comprar já cozido?
    .
    Saudação poética

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao é a mesma coisa a comida fica com um saborbem diferente para nao falar dos conservantes que tem oss que se compram já cozidos e que tanto mal fazem a saude,vale a pena todo o trabalho que dá

      Eliminar
    2. Olá, obrigada por visitar o Blog. A sua questão é pertinente mas deixe-me dizer que cada kilo de feijão custa aproximadamente 0.70€ e dá para bastantes refeições. Com esse valor compra um frasco de feijão cozido cheio de conservante e melhorantes de sabor. Creia que o cozido em casa é muito mais saudável e barato. beijinhos

      Eliminar