A origem deste pudim, remonta ao séc. XIX, com o Abade Manuel Joaquim Rebelo que serviu na freguesia de Priscos perto de Braga e chegou até nós através das confrarias e de receituários antigos. Por cá, há já algum tempo que tinha vontade de fazer esta delicia e andei a «estudar» receitas e à espera do momento oportuno para a fazer. Espero que gostem.
Ingredientes
15 gemas de ovo
1 pau de canela
500 g de açúcar
500 gr/ ml de água
Casca de 1 limão
50 gr/ ml de Vinho do Porto
40 gr de toucinho de presunt
Ingredientes para o caramelo:
150 gr/ ml de água
150 gr de açúcar
Utensílios
1 forma de pudim com tampa
Papel vegetal
1 tacho para banho-maria
1 passador
Preparação
Caramelo para forrar a forma.
Colocar num tacho o açúcar e a água do caramelo e deixar ganhar ponto leve sem ter cor. Com este caramelo forrar toda a forma onde se vai cozer o pudim.
Quando a forma estiver forrada, vamos fazer o pudim:
- Cortar o toucinho do presunto em lascas muito finas.
- Colocar num tacho a água, o açúcar, o toucinho, a casca de limão e o pau de canela e deixar ferver até atingir o ponto de fio ( 103 º)
- Passe depois a mistura por um coador e deixe arrefecer.
- Num recipiente, colocar as gemas e com umas varas ou salazar misturar muito bem e adicionar o vinho do Porto.
- Esta mistura deve-se passar num passador para retirar as peliculas das gemas.
- Quando a calda estiver feita, deve-se passar num passador para retirar a casca, o pau de canela e o toucinho e de seguida , deve-se adicionar às gemas mexendo sempre mexendo.
- Colocar o pudim na forma coberta com o caramelo líquido, tapar com folha de vegetal e com a tampa da forma para ficar bem tapado e levar no tacho ao lume em banho maria durante cerca de 40 minutos.
Quando estiver morno, deve-se desenformar e esperar que arrefeça completamente antes de servir. Pode-se guarnecer com frutos do bosque .
Esta receita é excelente para a mesa de Natal, mas nessa altura há tantos doces típicos que eu começo a antecipar as gulodices cá em casa.
Bom Apetite
O aspeto é delicioso. Deixou-me a salivar.
ResponderEliminar.
Saudações poéticas