Ervilhas com chouriço e ovo escalfado

Ontem para o jantar estava com pouco tempo e resolvi preparar este prato que é um 3 em 1!
Rápido, saboroso e nutritivo! Todos adoram😉




Ingredientes ( 4 doses)
150 gr de ervilhas
Chouriço
Toucinho entremeado fumado ou fresco
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 decilitro de azeite
1 colher de sopa de massa de pimentão
2 colheres de tomate
4 ovos
Sal
Pimenta










Preparação

  • Se se utilizarem ervilhas frescas, devem-se cozer em água sem sal. Reservar
  • Cortar o chouriço, na quantidade pretendida em fatias bem finas.Este é caseiro, feito na aldeia com mét
    odos tradicionais Reservar
  • Cortar o toucinho entremeado em fatias finas. Reservar
  • Picar finamente a cebola e os alhos, manter separados.
  • O tomate, eu uso a minha conserva de tomate , ( AQUI )
  • A massa de pimentão , pode ser de compra , eu uso a minha caseira (AQUI)



Colocar um tacho ao lume com o azeite, e fritar ligeiramente o toucinho entremeado, para largar alguma gordura. Retirar e reservar.
Seguidamente , na gordura que ficou no tacho, fritar o chouriço ligeiramente. Retirar e reservar.
Colocar na gordura a cebola a refogar, sem queimar. Quando estiver adicionar as ervilhas , envolver e deixar cozinhar um pouco. Temperar com o tomate, com a massa de pimentão, com o sal e pimenta, deixar alguns minutos. Adicionar um pouco de água , tapar e deixar apurar, até à hora de servir.

Os Ovos escalfados:
A minha mãe e lá na aldeia, as pessoas colocam os ovos a escalfar dentro do tacho, no molho das ervilhas, fica muito saboroso .
Eu gosto de ver a brancura do ovo com a amarela a desfazer, e opto por escalfar somente em água e sal com uma colher de vinagre.

Este prato foi harmonizado com um vinho Douro DOC Quinta dos Avidagos








Bom Apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário